sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Acordes

Como disse no primeiro post, no início do aprendizado, decorei uma série de cifras( C7M, A7, Dm7...) e de forma empírica e comecei a me perguntar: Por que o nome dessa cifra é Dó com 7 maior? Imaginei, deve ter um porquê! Enfim, ao buscar mais informação sobre o assunto, descobri que os acordes eram montados a partir da sobreposição das notas das escalas cuja distância das mesmas era de terça(maiores e menores sucessivamente. Exemplo:

Escala de Dó Maior: C D E F G A B C.
Se partirmos de Dó, pararmos uma 3ª maior acima, chegamos a E.
Partindo de Mí e caminhando uma 3 ª menor acima chegamos a G.
Saindo de SOL e seguindo em frente uma 3ª maior chegaremos a B.

Como resultado temos um acorde contendo as notas C E G B.

Tomando como referência a primeira nota do acorde termos os intervalos 1,3,5,7.

A primeira nota é o que determina o nome do acorde(chamamos essa nota de tônica). No caso, Dó.

A terça é o que esteriotipa o acorde como sendo maior ou menor. No caso como a terça é maior, o acorde será de Dó maior.

Como a 7 é Maior, podemos chamar o acorde de Dó maior com 7 maior. Uma cifra para este acorde pode ser C7M ou ainda C7+ ou ainda Cmaj7, etc.

Se fizermos esse processo a partir da segunda nota da escala encontraremos outro acorde. D F A C. Verifique que agora a distâncias entre as notas se inverte. de D para F, temos uma 3ª menor e F pra A, uma terça maior. Supondo-se então teremos um intervalo de 3ª maior de A para C.

O acorde montado é Ré menor com sétima menor (Dm7 ou Dmin7)

Se partirmos do 5 nota da escala e realizarmos o mesmo procedimento, verificaremos outro tipo de acorde. G B D F. Desta vez, a 7ª ficará menor. Assim, o acorde será Sol maior com 7 menor que também é chamado de G dominante. Este acorde é representado pela cifra G7.

Partindo da 7ª nota(ou 7º grau) da escala, surge uma outra categoria de acorde (B D F A). Neste caso, além da 7ª menor o acorde terá uma 5ª bemol(diminuta). Então teremos um acorde de Si menor com quinta diminuta e sétima menor. Por convenção, este acorde é conhecido também como Si meio diminuto.

Fazendo esse processo com todas as notas da escala de Dó Maior teremos:

CDEFGAB
EFGABCD
GABCDEF
BCDEFGA
C7MDm7Em7F7MG7Am7Bm7b5

Verifique que a escala maior origina 3 tipos de acordes(maior com 7 maior, menor com 7 menor, maior com 7 menor(também conhecido como acorde dominante) e menor com 7 menor e quinta diminuta(conhecido como acorde meio diminuto).

Se fizermos este mesmo processo com outras escalas, veremos outros tipos de acorde. Resumindo o processo, teremos:

Escala menor harmônica:

Im7M IIm7b5 III7M#5 IVm7 V7 VI7M VIIdim (repare que surgem aqui mais dois tipos de acorde: Aumentado com 7 maior e o acorde Diminuto).

Escala menor melódica:

Im7M IIm7b5 III7M#5 IV7 V7 VIm7b5 VIIm7b5

Para escalas simétricas, o resultado é que os acordes são de mesma categoria.

A escala diminuta, gera acordes diminutos.
A escala de tons inteiros gera acordes aumentados.
Não se harmoniza escalas pentatônicas, pois não formamos acordes perfeitos.

Além dos acordes mencionados temos um acorde conhecido como Suspenso(Cifra Sus) constituido pelos 1457 - C F G B

Resumindo temos as seguintes categorias de acorde:

Maior
Menor
Dominante
Diminuto
Meio Diminuto
Aumentado
Suspenso




Até o próximo post!


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