sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Inciando com as escalas

Sabe aquela velha sequência de notas que aprendemos quando criança? DÓ RE MI FA SOL LA SI?

Essa sequência de notas gera o que chamamos de escala Maior(Maior porque possui a 3ª maior). 

Vamos representar essas notas por números  1(Dó) 2 (Ré) 3(mi) 4(Fá) 5(Sol) 6(Lá) 7(Si) 8(Dó).

Logo, podemos supor que se alteramos a 3ª maior para 3ª menor, obteremos uma escala menor.

Dó(1) RE(2) MI Bemol (b3) FÁ(4) SOL(5) LÁ(6) SI(7) DÓ(8). Chamamos essa escala de menor melódica( Uma escala MAIOR com TERÇA MENOR para ajudar a memorizar).

Levando-se consideração a distância entre as notas que compõe a escala maior temos o seguinte padrão: De Dó para Ré (1tom). De ré para mi(1 tom). De mi para fá(1/2 tom). De fá para sol(1 tom). De sol para a lá(1 tom). De lá para si(1 tom) de si para o dó(1/2 tom). Padrão (T,T,S/T,T,T,T,S/T).

Partindo da 6ª nota da escala maior(LÁ SI DO RE MI FÁ SOL LÁ) obtemos outro padrão (T,S/T,T,T,S/T,T,T). Utilizando este padrão partindo de dó teremos: 1(Dó), 2(Ré), b3(Mi bemol),4(fá),5(sol),b6(lá),b7(si bemol). Esta escala é chamada de menor natural.

Outro padrão conhecido, pode ser obtido alterando-se  a 7ª menor da escala menor natural,  para 7ª maior. Essa escala é chamada de menor harmônica.

Resumindo, temos até agora 4 padrões. São eles:

Maior                     1,2,3,  4,5,6,7
Menor Melódica    1,2,b3,4,5,6,7
Menor Natural       1,2,b3,4,5,b6,b7
Menor Harmônica 1,2,b3,4,5,b6,7

Existem padrões simétricos também. Que tal experimentarmos um padrão onde a distância entre as notas são iguais. Por exemplo T,T,T,T,T,T,T (Dó, Ré, Mi,Fá#,Sol#,Lá#,Dó). Esse padrão de escala é conhecido como hexafônico ou ainda como de Tons Inteiros.

Outros padrões simétricos conhecidos,são os que repete tom/semitom ou semitom/tom, chamados respectivamente de diminuta e dominante diminuta(T,S/T,T,S/T,T,S/T,T).

Existem padrões com apenas cinco notas, conhecidos por conta disso, como  escala pentatônica (onde são suprimidos os 4º e 7º graus da escala maior - Penta Maior e 2º e 6º graus da escala menor natural - Penta menor). Conseguimos uma variação dos padrões penta com o acréscimo do que chamam blue note (na penta maior incluímos b3, na penta menor #4).

E não para por aí! Seguindo o mesmo raciocínio utilizado para encontrar a escala menor natural, podemos partir de cada grau das escalas maior, menor natural, melódica e harmônica encontrando novos padrões de escala que são conhecidos como modos gregos. Pegando a escala de Dó Maior como exemplo, chegamos aos padrões abaixo:

C(1), D (2), E(3), F(4), G (5), A(6), B(7)  Conhecido como modo Jônio (escala maior).
D (1), E(2), F(b3), G (4), A(5), B(6),C(b7) Conhecido como modo Dórico.
E(1), F(b2), G (b3), A(4), B(5),C(b6) ,D(b7) Conhecido como modo Frígio.
F(1), G (2), A(3), B(#4),C(5) ,D(6), E(7), Conhecido com modo lídio.
G (1), A(2), B(3),C(4) ,D(5), E(6),F(b7) Conhecido como modo mixolídio.
A(1), B(2),C(b3) ,D(4), E(5),F(b6), G(b7) Conhecido como modo eólio (escala menor natural).
B(1),C(b2) ,D(3), E(4),F(b5), G(b6), A(b7) Conhecido como modo lócrio.

Utilizando essa mesma lógica para as demais escalas, encontramos variações dos modos.

Resumindo(23 padrões ou escalas):
Escala maior (mais 5 modos)
Escala menor harmônica(6 modos)
Escala menor melódica(6 modos)
Escala menor natural
Penta maior
Penta menor
Diminuta
Dominante Diminuta
Tons inteiros


Menor melódica (Jônio b3,Dórico b9, lídio #5, lídio b7, mixolídio b6, lócrio 9,superlócrio ou alterada)
Menor harmônica(Eólio 7,lócrio 6, Jônico #5,dórico #4, mixolídio b9/b13,lídio #9, alterada 6).

Se considerarmos fazer escalas com mais de uma oitava essa quantidade aumenta.


O Nelson Faria tem um vídeo interessante sobre o assunto.

A partir do próximo post, vamos ver quais acordes podem ser formados por estas escalas.

Até a próxima.










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